Apresentar reflexões e discussões teórico-práticas sobre propostas pedagógicas de prevenção, detecção, diagnóstico e encaminhamento relacionados ao abuso e dependência de substâncias psicoativas (SPA).
1 - Breve panorama epidemiológico atual, referente ao consumo de SPA por crianças e adolescentes.
2 - Efeitos de SPA no organismo;
3 - Dimensões e propostas pedagógicas viáveis de prevenção ao uso de drogas na prática escolar;
4 - Apresentação geral de fatores de risco e fatores de proteção ao uso de SPA por crianças, adolescentes e jovens;
5 - Apresentação das estratégias de prevenção ao uso de SPA por crianças e adolescentes;
6 - Políticas públicas de atenção à saúde do adolescente;
7 - Intervenções psicossociais e técnicas de manejo com adolescentes: entrevista motivacional (E.M), intervenção breve (I.B), acompanhamento e encaminhamentos para serviços de saúde.
8 - O uso do DUSI (Drug Use Screening Inventory) e do T-ASI (Tteen Addiction Severity Índex) para triagem do uso de álcool e outras drogas em adolescentes.
Fatores de Risco e de Proteção
Legislação e Políticas Públicas 2011
Políticas sobre drogas - Conselho Nacional
Intervencao breve passo a passo
Dissertação de Mestrado - Wânier
123 Respostas Sobre Drogas - Coleção Diálogo na Sala de Aula. Içami Tiba. São Paulo: Editora Scipione, 2003.
Admirável Mundo Novo .Aldous Huxley. São Paulo: Globo, 2001.
Anjos caídos - Como prevenir e eliminar as drogas na vida do adolescente. Içami Tiba. São Paulo: Gente, 1999.
Desafio da convivência – Pais e Filhos. Lídia Rosenberg Aratangy. São Paulo: Gente, 1998.
Depois Daquela Viagem: Diário de Bordo de uma Jovem que Aprendeu a Viver com Aids. Valeria Piassa Polizzi. São Paulo: Ática, 2003.
Doces Venenos: Conversas e desconversas sobre drogas .Lídia Rosenberg Aratangy. São Paulo: Olho D’ Água, 1991.
Drogas - mitos e verdades. Beatriz Carlini Cotrim. São Paulo: Ática, 1998.
Drogas, Prevenção e Tratamento - O que você queria saber sobre drogas e não tinha a quem perguntar. Daniela Maluf e cols. São Paulo: Cia Editora, 2002.
Esmeralda - Por que não dancei .Esmeralda do Carmo Ortiz. São Paulo: Editora Senac, 2001.
Cuidando da Pessoa com Problemas Relacionados com Álcool e Outras Drogas - Coleção Guia para Família. v. 1.Selma de Lourdes Bordin; Marine Meyer; Sérgio Nicastri; Ellen Burd Nisenbaum e Marcelo Ribeiro. São Paulo: Atheneu, 2004.
Liberdade é poder decidir.Maria de Lurdes Zemel e Maria Elisa de Lamboy. São Paulo: FTD, 2000.
Obrigado por não fumar: o cigarro não é sublime.Sérgio Honorato dos Santos. Rio de Janeiro: Ed. Senac/Rio, 2007.
O que é toxicomania. Jandira Masur. São Paulo: Brasiliense, 1986.Série: Por Dentro do Assunto 34.
O Vencedor. Frei Betto. São Paulo: Ática, 2000.
Satisfaçam minha curiosidade - Drogas. Susana Leote. São Paulo: Impala Editores, 2003.
Tabebuias: ou Histórias Reais daqueles que se livraram das drogas na Fazenda da Esperança. Christiane Suplicy Teixeira. São Paulo: Cidade Nova, 2001.
A corrente do bem, 2000. Direção: Mini Leder
Diário de um adolescente, 1995. Direção: Scott Kalvert
28 dias, 2000. Direção: Betty Thomas
Quando Um Homem Ama Uma Mulher, 1994. Direção: Luis Mandoki
Por volta da meia noite, 1986. Direção: Bertrand Tavernier
Cazuza - O Tempo Não Para, 2004. Direção: Sandra Werneck e Walter Carvalho
Todos os Corações do Mundo, 1995. Direção: Murillo Salles
Despedida em Las Vegas, 1996. Direção: Mike Figgis
Traffic, 2000. Direção: Steven Soderbergh
O Informante, 1999. Direção: Michael Mann
Bicho de sete cabeças, 2001. Direção LaisBodanzky
Tranisppotting, 1996. Direção Danny Boyle
Réquiem para um sonho, 2000. Direção Darrem Aronofsky
Entrevista com Wânier Ribeiro - Portal do Professor
Wânier Aparecida Ribeiro - Graduação em Psicologia - Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC (1989); graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva (1993); Especialização em Psicologia Clínica e Saúde Mental (1997), pelo Centro Universitário Newton Paiva; Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (término 2001; Tema : Abordagens Pedagógicas de Prevenção ao uso indevido de drogas por adolescentes); Doutorado em Educação pela UNIMEP (Término: 2007); Tema: Prevenção de drogas na universidade; Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010-2012) Tema: Análise da Formação de agentes prisionais e socioeducativos de Minas Gerais - Linha de Pesquisa: Juventude e educação na cidade/Inclusão Social. Experiências profissionais: Psicologia Clínica e Saúde Mental/Álcool e outras Drogas (Prevenção e Tratamento); Coordenação de clínica de tratamento de dependência química e projetos de prevenção ao uso de drogas (cursos de capacitação e formação de multiplicadores); Docência no ensino superior - Graduação e Pós-Graduação ensino, pesquisa e extensão; Supervisão de estágios curriculares e de extensão em Psicologia e Educação; Assessoria de projetos clínicos e sociais; Realização de pesquisas científicas e apresentação em congressos. Atual: Professora do Centro de Pesquisa e Pós-graduação da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais- Curso de Direitos Humanos (Disciplina: Direitos Humanos e Subjetividade). 4h/a semanais Psicóloga clínica em consultório particular (psicoterapia para adolescentes e adultos- clínica geral; e psicoterapia aplicada à dependência química). Representante especialista da área de atuação do Programa Papo Legal (Prevenção ao Uso indevido de drogas) da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais - colaboradora.
A VS² Educação tem foco em capacitação e treinamento em diversas áreas e níveis de educação: cursos técnicos, idiomas, informática, artes e cursos livres. Além dos cursos de nosso portfólio, você apresenta sua necessidade de serviços como cursos, reuniões, convenções, palestras ou qualquer tipo de evento para sua empresa e nós tentaremos realizá-los. Ou ainda, você pode ser parceiro da VS², propondo seus próprios cursos.
A VS² Educação: Traduzir Valores através da Sabedoria e ensino qualificado para concretizar Sonhos!
A VS² Consultoria, Pesquisa e Engenharia foi projetada para ser uma empresa moderna no setor de prestação de serviços especializados em pesquisa, engenharia como projeto, acompanhamento de obras e consultoria.
Caso você seja um profissional da área técnica de engenharia e agronomia e deseje um parceiro para realizar suas atividades, entre em contato com a VS2 para verificarmos as possibilidades.
ANDRETTA, Ilana; OLIVEIRA, Margareth da Silva. A técnica da entrevista motivacional na adolescência. Rio de Janeiro: Cadernos de Psicologia Clínica. Vol.17, n.2,p.127-139, 2005.
ALBERNAZ, A.L. G.; PASSOS, S.R.L. - Uso de substâncias psicoativas. In: COUTINHO, M.F.G.; BARROS, R.R. (Org.). Adolescência: Uma abordagem prática. São Paulo: Atheneu, 2001.
ALVAREZ, Maria Nieves et al. Valores e temas transversais no currículo. Porto Alegre: Artmed, 2002.
AQUINO, Júlio Groppa (Org.). Drogas na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summers, 1998.
ARATANGY, Lidia Rosenberg. Doces Venenos: Conversas e desconversas sobre drogas. São Paulo: Olho D’Água, 1991.
ASSIS SG, Avanci JQ; SILVA CMFP; MALAQUIAS, JV, et al. A representação social do adolescente: um passo decisivo na promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 8(3):669-680, 2003.
ALEXANDRE, N. L.; DEL RIO, M. P.; POL, A. P. Estrategias de afrontamiento: factores de protección en el consumo de alcohol, tabaco y cannabis. Adicciones, 16, 4, 1-6, 2004.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental e Ensino Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais e ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: lei federal n.8.069, de 13.07.1990. São Paulo, Atlas, 1994.
BRASIL. Ministério da Saúde. A política do Ministério da Saúde para a atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. Brasília: 2004. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Marco legal - Saúde, um direito do adolescente. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2005.
BRASIL. Ministério da Saúde. PROSAD. Programa Saúde do Adolescente. Bases Programáticas. Brasília: Ministério da Saúde, Nov., 24 p. 1989.
BRASIL. Ministério da Saúde. Normas de atenção à saúde integral do adolescente. Brasília: Ministério da Saúde. 1v, 2v, 3v,1993.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. A Saúde de Adolescentes e Jovens. Uma metodologia de auto-aprendizagem para equipes de atenção básica de saúde. Módulo básico. 2.ª edição. Série F. Comunicação e Educação em Saúde. Brasília – DF, 2007.
BUSQUETES, M.D.; LEA, Aurora; et al. Temas transversais em educação: bases para uma formação integral. São Paulo: Ática, 1999.
CALDEIRA, ZF; LIMA ES; DIAS, PTP. Da teoria à prática. In: CALDEIRA, Z.F. (Org.) Uma proposta de trabalho preventivo: da teoria à prática. Rio de Janeiro: Kat's Gráfica e Ed. NEPAD-UERJ/CN-DST/AIDS/MS/UNDCP. p. 20-7, 1998. [ Links ]
CARLINI-COTRIM, B. Movimentos e discursos contra as drogas nas sociedades ocidentais contemporâneas. Revista da Associação Brasileira de Psiquiatria. N.17, v.3, p.93-101, 1995. _____. A escola e as drogas: o Brasil no contexto internacional. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1992. ( Tese de Doutorado em Psicologia Social).
_____. Drogas: mitos e verdades. São Paulo: Ática, 1998.
CARLINI-COTRIM, B; PINSKY, I. Prevenção ao abuso de drogas na escola: uma revisão da literatura internacional recente. Cadernos de Pesquisa. N. 69, p.48-52, 1989.
CARLINI-COTRIM, B; PINSKY, I; et al. IV Levantamento Nacional sobre o uso de drogas entre estudantes de 1º e 2º graus em dez capitais brasileiras. São Paulo: Escola Paulista de Medicina: CEBRID, 1997.
CARLINI, E.A.; GALDUROZ, J.C.; et al. V Levantamento Nacional sobre o uso de drogas psicotrópicas entre estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino nas 27 capitais brasileiras. São Paulo: Escola Paulista de Medicina: CEBRID, 2004.
CARLINI-COTRIM B; CARLINI, EA. O consumo de solventes e outras drogas em crianças e adolescentes de baixa renda na Grande São Paulo. Parte II: meninos de rua e menores internados. Rev ABP-APAL 1987;8(2):69-77. [ Links ]
DELGADO, Esteban et al. Programa de orientação educacional sobre a prevenção da dependência de drogas. In: LARANJEIRA, Ronaldo. Drogas: maconha, cocaína e crack. São Paulo: Contexto, 1998.
DRYFOOS, JG. Adolescents at risk: prevalence and prevention. New York: Oxford University Press; 1990. [ Links ]
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KAMINER, Y.; SZOBOT, C. O tratamento de adolescentes com transtornos por uso de substâncias. In: PINSKY, I; BESSA, M.A. (Orgs.). Adolescência e drogas. São Paulo: Contexto. 164-178, p. 2004.
MAGER, M. e SILVESTRE, E. Mitos e Verdades sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. In: PINSKY, L.; BESSA, M.A. (orgs.). Adolescência e Drogas. São Paulo: Editora Contexto. p. 79-91, 2004.
MARQUES, A. C. P. R; CRUZ, M. O adolescente e o uso de drogas. Revista Brasileira de Psiquiatria, n.22, 32-36, 2000.
MARQUES, A.C. A importância da avaliação inicial. In: Pinsky, I; BESSA, M.A. (Orgs.). Adolescência e drogas. São Paulo: Contexto, p. 151-163, 2004.
MEDEIROS, Regina. A escola no singular e no plural: um estudo sobre violência e drogas nas escolas. São Paulo: Autêntica, 2006.
MILLER, William R.; ROLLNICK, Stephen. Entrevista motivacional. Porto Alegre, RS: Artmed., 2005.
MILLER, William R.; ROLLNICK, Stephen; BUTLER, Christopher C. Entrevista Motivacional no cuidado da Saúde. Porto Alegre, RS: Artmed..2008.
NEUMANN, B.R.G. Intervenção breve. In: A intervenção breve na dependência de drogas: a experiência brasileira. São Paulo: Contexto,1992.
NATIONAL INSTITUTE ON DRUG ABUSE - NIDA. Adolescent drug abuse: clinical assessment and therapeutic interventions. Research Monograph Series, 156. Washington (DC): U.S. Departament of Health and Human Services. Public Health Service. National Institutes of Health; 1995. [ Links ]
OLIVEIRA, M. S. Abordagens psicoterápicas. In: PULCHERIO, G.; BICCA, C.; SILVA, F. A. (Orgs.). Álcool, outras drogas, informação: o que cada profissional precisa saber. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 125-145, 2002.
ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD. División de promoción y Protección de la Salud, Programa de Salud Familiar y Población, Unidad Técnica de Adolescencia.Enfoque de habilidades para la vida para un desarrollo saludable de niños y adolescentes. Fundación W. K. Kellog, Washington, D.C, 2001.
RIBEIRO, Wânier. Drogas na escola: prevenir educando. São Paulo: Anablumme, 2005.
ROCHA, Mariano da. Adolescência, uso de drogas e ato infracional: estamos ligados? In: Adolescência, drogas e sistema de justiça. Porto Alegre: Ministério Público, caderno de textos, p.11-16, 2003.
SCHENKER, M; MINAYO, MCS. A implicação da família no uso abusivo de drogas: uma revisão crítica. Ciência & Saúde Coletiva n. 8, 299-306, 2003.
SENAD. Cartilhas sobre drogas. Coleção Por dentro do assunto. 2004.
SILVA, V. M; MATTOS, H. F. Os jovens são mais vulneráveis às drogas? In: PINSKY, I; BESSA; M. A. Adolescência e drogas. São Paulo: Contexto. p. 31-43, 2004.
SPOSITO, M.P. Apontamentos para discussão sobre a condição juvenil no Brasil (2003).Disponível em: www.tvebrasil.br/salto.
SPOSITO, M.P. & CARRARO, P. Juventude e Políticas Públicas no Brasil. In: LEÓN, O.D. Politicas Publicas de Juventud en América Latina. Vinã del Mar: Ediciones CIDPA, 2003, p.1-23.
TAVARES, B. F.; BÉRIA, J. U. & LIMA, M. S.. Prevalência do uso de drogas e desempenho escolar entre adolescentes. Revista de Saúde Pública, 35, 2, 150-158, 2001.
VIZZOLTO, M.S. A droga, a escola e a prevenção. Petrópolis: Vozes,1987.
VOGEL, A. Do Estado ao Estatuto – Propostas e Vicissitudes da Política de Atendimento à Infância e Adolescência no Brasil Contemporâneo. In: PILOTI, F. e RIZZINI, I. (orgs.). A Arte de Governar Crianças – História das Políticas Sociais, Da Legislação e da Assistência à Infância no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Universitária Santa Úrsula. p. 299-346, 1995.
ZAMORA, M. H. Aos Quinze: O Estatuto da Criança e do Adolescente em tempos neoliberais. http://www.social.org.br/relatorio2005/relatorio029.htm.
Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas
Central de Atendimento VIVA VOZ
Observatório Brasileiro de Informações sobre drogas
Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas
Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas
Universidade Federal de São Paulo/CEBRID
Unidade de Pesquisa em álcool e outras drogas
Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas/Governo Federal
Programa de Orientação e Atendimento a Dependência
Observatório Mineiro de Informações Sobre Drogas
Liga de Apoio ao Abandono do Cigarro
Associação Brasileira de Psiquiatria
Associação Brasileira de Psicologia da Saúde
Revista Ciência e Saúde Coletiva
Sociedade Brasileira de Psicologia
Associação Brasileira de Psicologia Social
Instituto da Droga e da Toxicodependência/Portugal
Revistas Científicas em Ciências da Saúde
Revista Toxicodependência/ Portugal
Scientific Electronic Library Online
Pesquisa de artigos científicos/ordem alfabética
National Institute on Drug Abuse
Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil
Organiacion Panamericana de La Salud
United Nations Odffice on Drugs and crime
Centro Britânico de especialistas em dependência química