Índice

+ Plano de Curso
+ Leitura Complementar
+ Leituras para Reflexão
+ Sugestões de Filmes
+ Entrevista
+ Facilitadora
+ VS²
Logo VS2

Curso de Prevenção ao Uso Indevido de Substâncias Psicoativas (SPA) por adolescentes e jovens

Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí, 01 de novembro de 2013


Plano de Curso

Objetivo Geral

Apresentar reflexões e discussões teórico-práticas sobre propostas pedagógicas de prevenção, detecção, diagnóstico e encaminhamento relacionados ao abuso e dependência de substâncias psicoativas (SPA).

Ementa

1 - Breve panorama epidemiológico atual, referente ao consumo de SPA por crianças e adolescentes.

2 - Efeitos de SPA no organismo;

3 - Dimensões e propostas pedagógicas viáveis de prevenção ao uso de drogas na prática escolar;

4 - Apresentação geral de fatores de risco e fatores de proteção ao uso de SPA por crianças, adolescentes e jovens;

5 - Apresentação das estratégias de prevenção ao uso de SPA por crianças e adolescentes;

6 - Políticas públicas de atenção à saúde do adolescente;

7 - Intervenções psicossociais e técnicas de manejo com adolescentes: entrevista motivacional (E.M), intervenção breve (I.B), acompanhamento e encaminhamentos para serviços de saúde.

8 - O uso do DUSI (Drug Use Screening Inventory) e do T-ASI (Tteen Addiction Severity Índex) para triagem do uso de álcool e outras drogas em adolescentes.

Leitura Complementar - Técnica

Drogas Psicotrópicas

Entrevista Motivacional

Fatores de Risco e de Proteção

Legislação e Políticas Públicas 2011

PNS - Álcool e Drogas

Políticas sobre drogas - Conselho Nacional

Intervencao breve passo a passo

MOD III_Cap3 DUSI T-ASI

VI Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública e Privada

Tese de Doutorado - Wânier

Dissertação de Mestrado - Wânier

Livro Wânier - Cap. 3

Livro Wânier - Cap. 4

Leituras para Reflexão

123 Respostas Sobre Drogas - Coleção Diálogo na Sala de Aula. Içami Tiba. São Paulo: Editora Scipione, 2003.

Admirável Mundo Novo .Aldous Huxley. São Paulo: Globo, 2001.

Anjos caídos - Como prevenir e eliminar as drogas na vida do adolescente. Içami Tiba. São Paulo: Gente, 1999.

Desafio da convivência – Pais e Filhos. Lídia Rosenberg Aratangy. São Paulo: Gente, 1998.

Depois Daquela Viagem: Diário de Bordo de uma Jovem que Aprendeu a Viver com Aids. Valeria Piassa Polizzi. São Paulo: Ática, 2003.

Doces Venenos: Conversas e desconversas sobre drogas .Lídia Rosenberg Aratangy. São Paulo: Olho D’ Água, 1991.

Drogas - mitos e verdades. Beatriz Carlini Cotrim. São Paulo: Ática, 1998.

Drogas, Prevenção e Tratamento - O que você queria saber sobre drogas e não tinha a quem perguntar. Daniela Maluf e cols. São Paulo: Cia Editora, 2002.

Esmeralda - Por que não dancei .Esmeralda do Carmo Ortiz. São Paulo: Editora Senac, 2001.

Cuidando da Pessoa com Problemas Relacionados com Álcool e Outras Drogas - Coleção Guia para Família. v. 1.Selma de Lourdes Bordin; Marine Meyer; Sérgio Nicastri; Ellen Burd Nisenbaum e Marcelo Ribeiro. São Paulo: Atheneu, 2004.

Liberdade é poder decidir.Maria de Lurdes Zemel e Maria Elisa de Lamboy. São Paulo: FTD, 2000.

Obrigado por não fumar: o cigarro não é sublime.Sérgio Honorato dos Santos. Rio de Janeiro: Ed. Senac/Rio, 2007.

O que é toxicomania. Jandira Masur. São Paulo: Brasiliense, 1986.Série: Por Dentro do Assunto 34.

O Vencedor. Frei Betto. São Paulo: Ática, 2000.

Satisfaçam minha curiosidade - Drogas. Susana Leote. São Paulo: Impala Editores, 2003.

Tabebuias: ou Histórias Reais daqueles que se livraram das drogas na Fazenda da Esperança. Christiane Suplicy Teixeira. São Paulo: Cidade Nova, 2001.

Sugestões de Filmes

A corrente do bem, 2000. Direção: Mini Leder

Diário de um adolescente, 1995. Direção: Scott Kalvert

28 dias, 2000. Direção: Betty Thomas

Quando Um Homem Ama Uma Mulher, 1994. Direção: Luis Mandoki

Por volta da meia noite, 1986. Direção: Bertrand Tavernier

Cazuza - O Tempo Não Para, 2004. Direção: Sandra Werneck e Walter Carvalho

Todos os Corações do Mundo, 1995. Direção: Murillo Salles

Despedida em Las Vegas, 1996. Direção: Mike Figgis

Traffic, 2000. Direção: Steven Soderbergh

O Informante, 1999. Direção: Michael Mann

Bicho de sete cabeças, 2001. Direção LaisBodanzky

Tranisppotting, 1996. Direção Danny Boyle

Réquiem para um sonho, 2000. Direção Darrem Aronofsky

Entrevista Wânier

Entrevista com Wânier Ribeiro - Portal do Professor

Facilitadora

Wânier Aparecida Ribeiro - Graduação em Psicologia - Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC (1989); graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva (1993); Especialização em Psicologia Clínica e Saúde Mental (1997), pelo Centro Universitário Newton Paiva; Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (término 2001; Tema : Abordagens Pedagógicas de Prevenção ao uso indevido de drogas por adolescentes); Doutorado em Educação pela UNIMEP (Término: 2007); Tema: Prevenção de drogas na universidade; Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010-2012) Tema: Análise da Formação de agentes prisionais e socioeducativos de Minas Gerais - Linha de Pesquisa: Juventude e educação na cidade/Inclusão Social. Experiências profissionais: Psicologia Clínica e Saúde Mental/Álcool e outras Drogas (Prevenção e Tratamento); Coordenação de clínica de tratamento de dependência química e projetos de prevenção ao uso de drogas (cursos de capacitação e formação de multiplicadores); Docência no ensino superior - Graduação e Pós-Graduação ensino, pesquisa e extensão; Supervisão de estágios curriculares e de extensão em Psicologia e Educação; Assessoria de projetos clínicos e sociais; Realização de pesquisas científicas e apresentação em congressos. Atual: Professora do Centro de Pesquisa e Pós-graduação da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais- Curso de Direitos Humanos (Disciplina: Direitos Humanos e Subjetividade). 4h/a semanais Psicóloga clínica em consultório particular (psicoterapia para adolescentes e adultos- clínica geral; e psicoterapia aplicada à dependência química). Representante especialista da área de atuação do Programa Papo Legal (Prevenção ao Uso indevido de drogas) da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais - colaboradora.

VS² Educação e VS² Consultoria, Pesquisa e Engenharia

Conheça a VS²

VS² Educação

A VS² Educação tem foco em capacitação e treinamento em diversas áreas e níveis de educação: cursos técnicos, idiomas, informática, artes e cursos livres. Além dos cursos de nosso portfólio, você apresenta sua necessidade de serviços como cursos, reuniões, convenções, palestras ou qualquer tipo de evento para sua empresa e nós tentaremos realizá-los. Ou ainda, você pode ser parceiro da VS², propondo seus próprios cursos.

A VS² Educação: Traduzir Valores através da Sabedoria e ensino qualificado para concretizar Sonhos!

VS² Consultoria, Pesquisa e Engenharia

A VS² Consultoria, Pesquisa e Engenharia foi projetada para ser uma empresa moderna no setor de prestação de serviços especializados em pesquisa, engenharia como projeto, acompanhamento de obras e consultoria.

Caso você seja um profissional da área técnica de engenharia e agronomia e deseje um parceiro para realizar suas atividades, entre em contato com a VS2 para verificarmos as possibilidades.

Referências

ANDRETTA, Ilana; OLIVEIRA, Margareth da Silva. A técnica da entrevista motivacional na adolescência. Rio de Janeiro: Cadernos de Psicologia Clínica. Vol.17, n.2,p.127-139, 2005.

ALBERNAZ, A.L. G.; PASSOS, S.R.L. - Uso de substâncias psicoativas. In: COUTINHO, M.F.G.; BARROS, R.R. (Org.). Adolescência: Uma abordagem prática. São Paulo: Atheneu, 2001.

ALVAREZ, Maria Nieves et al. Valores e temas transversais no currículo. Porto Alegre: Artmed, 2002.

AQUINO, Júlio Groppa (Org.). Drogas na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summers, 1998.

ARATANGY, Lidia Rosenberg. Doces Venenos: Conversas e desconversas sobre drogas. São Paulo: Olho D’Água, 1991.

ASSIS SG, Avanci JQ; SILVA CMFP; MALAQUIAS, JV, et al. A representação social do adolescente: um passo decisivo na promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 8(3):669-680, 2003.

ALEXANDRE, N. L.; DEL RIO, M. P.; POL, A. P. Estrategias de afrontamiento: factores de protección en el consumo de alcohol, tabaco y cannabis. Adicciones, 16, 4, 1-6, 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental e Ensino Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais e ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: lei federal n.8.069, de 13.07.1990. São Paulo, Atlas, 1994.

BRASIL. Ministério da Saúde. A política do Ministério da Saúde para a atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. Brasília: 2004. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Marco legal - Saúde, um direito do adolescente. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. PROSAD. Programa Saúde do Adolescente. Bases Programáticas. Brasília: Ministério da Saúde, Nov., 24 p. 1989.

BRASIL. Ministério da Saúde. Normas de atenção à saúde integral do adolescente. Brasília: Ministério da Saúde. 1v, 2v, 3v,1993.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. A Saúde de Adolescentes e Jovens. Uma metodologia de auto-aprendizagem para equipes de atenção básica de saúde. Módulo básico. 2.ª edição. Série F. Comunicação e Educação em Saúde. Brasília – DF, 2007.

BUSQUETES, M.D.; LEA, Aurora; et al. Temas transversais em educação: bases para uma formação integral. São Paulo: Ática, 1999.

CALDEIRA, ZF; LIMA ES; DIAS, PTP. Da teoria à prática. In: CALDEIRA, Z.F. (Org.) Uma proposta de trabalho preventivo: da teoria à prática. Rio de Janeiro: Kat's Gráfica e Ed. NEPAD-UERJ/CN-DST/AIDS/MS/UNDCP. p. 20-7, 1998. [ Links ]

CARLINI-COTRIM, B. Movimentos e discursos contra as drogas nas sociedades ocidentais contemporâneas. Revista da Associação Brasileira de Psiquiatria. N.17, v.3, p.93-101, 1995. _____. A escola e as drogas: o Brasil no contexto internacional. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1992. ( Tese de Doutorado em Psicologia Social).

_____. Drogas: mitos e verdades. São Paulo: Ática, 1998.

CARLINI-COTRIM, B; PINSKY, I. Prevenção ao abuso de drogas na escola: uma revisão da literatura internacional recente. Cadernos de Pesquisa. N. 69, p.48-52, 1989.

CARLINI-COTRIM, B; PINSKY, I; et al. IV Levantamento Nacional sobre o uso de drogas entre estudantes de 1º e 2º graus em dez capitais brasileiras. São Paulo: Escola Paulista de Medicina: CEBRID, 1997.

CARLINI, E.A.; GALDUROZ, J.C.; et al. V Levantamento Nacional sobre o uso de drogas psicotrópicas entre estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino nas 27 capitais brasileiras. São Paulo: Escola Paulista de Medicina: CEBRID, 2004.

CARLINI-COTRIM B; CARLINI, EA. O consumo de solventes e outras drogas em crianças e adolescentes de baixa renda na Grande São Paulo. Parte II: meninos de rua e menores internados. Rev ABP-APAL 1987;8(2):69-77. [ Links ]

DELGADO, Esteban et al. Programa de orientação educacional sobre a prevenção da dependência de drogas. In: LARANJEIRA, Ronaldo. Drogas: maconha, cocaína e crack. São Paulo: Contexto, 1998.

DRYFOOS, JG. Adolescents at risk: prevalence and prevention. New York: Oxford University Press; 1990. [ Links ]

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KAMINER, Y.; SZOBOT, C. O tratamento de adolescentes com transtornos por uso de substâncias. In: PINSKY, I; BESSA, M.A. (Orgs.). Adolescência e drogas. São Paulo: Contexto. 164-178, p. 2004.

MAGER, M. e SILVESTRE, E. Mitos e Verdades sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. In: PINSKY, L.; BESSA, M.A. (orgs.). Adolescência e Drogas. São Paulo: Editora Contexto. p. 79-91, 2004.

MARQUES, A. C. P. R; CRUZ, M. O adolescente e o uso de drogas. Revista Brasileira de Psiquiatria, n.22, 32-36, 2000.

MARQUES, A.C. A importância da avaliação inicial. In: Pinsky, I; BESSA, M.A. (Orgs.). Adolescência e drogas. São Paulo: Contexto, p. 151-163, 2004.

MEDEIROS, Regina. A escola no singular e no plural: um estudo sobre violência e drogas nas escolas. São Paulo: Autêntica, 2006.

MILLER, William R.; ROLLNICK, Stephen. Entrevista motivacional. Porto Alegre, RS: Artmed., 2005.

MILLER, William R.; ROLLNICK, Stephen; BUTLER, Christopher C. Entrevista Motivacional no cuidado da Saúde. Porto Alegre, RS: Artmed..2008.

NEUMANN, B.R.G. Intervenção breve. In: A intervenção breve na dependência de drogas: a experiência brasileira. São Paulo: Contexto,1992.

NATIONAL INSTITUTE ON DRUG ABUSE - NIDA. Adolescent drug abuse: clinical assessment and therapeutic interventions. Research Monograph Series, 156. Washington (DC): U.S. Departament of Health and Human Services. Public Health Service. National Institutes of Health; 1995. [ Links ]

OLIVEIRA, M. S. Abordagens psicoterápicas. In: PULCHERIO, G.; BICCA, C.; SILVA, F. A. (Orgs.). Álcool, outras drogas, informação: o que cada profissional precisa saber. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 125-145, 2002.

ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD. División de promoción y Protección de la Salud, Programa de Salud Familiar y Población, Unidad Técnica de Adolescencia.Enfoque de habilidades para la vida para un desarrollo saludable de niños y adolescentes. Fundación W. K. Kellog, Washington, D.C, 2001.

RIBEIRO, Wânier. Drogas na escola: prevenir educando. São Paulo: Anablumme, 2005.

ROCHA, Mariano da. Adolescência, uso de drogas e ato infracional: estamos ligados? In: Adolescência, drogas e sistema de justiça. Porto Alegre: Ministério Público, caderno de textos, p.11-16, 2003.

SCHENKER, M; MINAYO, MCS. A implicação da família no uso abusivo de drogas: uma revisão crítica. Ciência & Saúde Coletiva n. 8, 299-306, 2003.

SENAD. Cartilhas sobre drogas. Coleção Por dentro do assunto. 2004.

SILVA, V. M; MATTOS, H. F. Os jovens são mais vulneráveis às drogas? In: PINSKY, I; BESSA; M. A. Adolescência e drogas. São Paulo: Contexto. p. 31-43, 2004.

SPOSITO, M.P. Apontamentos para discussão sobre a condição juvenil no Brasil (2003).Disponível em: www.tvebrasil.br/salto.

SPOSITO, M.P. & CARRARO, P. Juventude e Políticas Públicas no Brasil. In: LEÓN, O.D. Politicas Publicas de Juventud en América Latina. Vinã del Mar: Ediciones CIDPA, 2003, p.1-23.

TAVARES, B. F.; BÉRIA, J. U. & LIMA, M. S.. Prevalência do uso de drogas e desempenho escolar entre adolescentes. Revista de Saúde Pública, 35, 2, 150-158, 2001.

VIZZOLTO, M.S. A droga, a escola e a prevenção. Petrópolis: Vozes,1987.

VOGEL, A. Do Estado ao Estatuto – Propostas e Vicissitudes da Política de Atendimento à Infância e Adolescência no Brasil Contemporâneo. In: PILOTI, F. e RIZZINI, I. (orgs.). A Arte de Governar Crianças – História das Políticas Sociais, Da Legislação e da Assistência à Infância no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Universitária Santa Úrsula. p. 299-346, 1995.

ZAMORA, M. H. Aos Quinze: O Estatuto da Criança e do Adolescente em tempos neoliberais. http://www.social.org.br/relatorio2005/relatorio029.htm.

Links úteis:

Sites Nacionais

Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas

Central de Atendimento VIVA VOZ

Observatório Brasileiro de Informações sobre drogas

Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas

Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas

Universidade Federal de São Paulo/CEBRID

Unidade de Pesquisa em álcool e outras drogas

Ministério da Saúde

Portal Drogas Governo Federal

Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas/Governo Federal

Programa de Orientação e Atendimento a Dependência

Observatório Mineiro de Informações Sobre Drogas

Centro Mineiro de Toxicomania


Grupos de Autoajuda

Liga de Apoio ao Abandono do Cigarro

Alcoólicos Anônimos

AL-ANON E ALATEEN

Amor-exigente

NAR - ANON

Narcóticos Anônimos

ABRATECOM

Pastoral da Sobriedade


Pesquisas/Revistas/Associações

Associação Brasileira de Psiquiatria

Associação Brasileira de Psicologia da Saúde

Revista Ciência e Saúde Coletiva

Sociedade Brasileira de Psicologia

Associação Brasileira de Psicologia Social

Instituto da Droga e da Toxicodependência/Portugal

Revistas Científicas em Ciências da Saúde

Revista Toxicodependência/ Portugal

Scientific Electronic Library Online

Pesquisa de artigos científicos/ordem alfabética


Sites Internacionais

National Institute on Drug Abuse

Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil

Organiacion Panamericana de La Salud

United Nations Odffice on Drugs and crime

Centro Britânico de especialistas em dependência química

National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism

Instituto da Droga e da Toxicodependência/Portugal